O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia. A rotina do dia-a-dia ao longo das últimas décadas delegou a primeira refeição do dia para um plano secundário, inexistente em alguns casos.
A principal função do pequeno-almoço é recarregar as “baterias” do organismo para suprir o desgaste do jejum prolongado desde a última refeição do dia anterior, fornecendo também energia necessária para a actividade da manhã que se segue.
Como sabemos o organismo nunca pára de trabalhar, nem mesmo quando estamos a dormir, pois é necessário energia para manter a temperatura corporal, para o processo de respiração e o batimento cardíaco entre outros.
Com as reservas de energia em baixo, o organismo sente-se num estado de fraqueza, que se reflecte em perda de concentração, diminuição nos reflexos e qualidade do trabalho desempenhado, físico e intelectual.
Se tomar-mos o pequeno-almoço equilibrado estamos a reduzir um terço de probabilidades de obesidade, diminuindo simultaneamente a probabilidade de desenvolver ou de ter colesterol elevado, o que implica um menor risco de problemas cardiovasculares.
Um bom pequeno-almoço deve conter: -Leite e derivados: fornecem-nos cálcio, proteínas e vitaminas; -Cereais e derivados: são fornecedores de açúcares que nos dão energia. Fornecem-nos também proteínas vegetais, ferro, vitaminas e fibras. -Fruta: é rica em vitaminas, beta carotenos e fibras. -Gorduras: manteiga é fonte de ácidos gordos, vitaminas A, D e E.
Existem CONSEQUÊNCIAS para a saúde se não tomarmos o pequeno-almoço, ou se o tomarmos insuficientemente.
Como:
-Cansaço, sensação de cabeça oca, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos. Isto dá-se devido a não termos muita energia, pois não tomámos o pequeno-almoço.
-Diminuição de capacidade intelectual e rendimento escolar, pois não se responde satisfatoriamente a desempenhos físicos e intelectuias.
-Desatenção, agitação, sonolência e fraqueza.
-Aumento do apetite para a refeição seguinte, que pode levar a comer em excesso.
-Consequências de não se tomar o pequeno almoço
-Além de tornar as pessoas sonolentas, agitadas e fracas a falta do pequeno-almoço pode a longo prazo provocar obesidade. Visto que o organismo não absorve nutrientes durante a manhã na hora do almoço irá absorver mais nutrientes do que aqueles que realmente precisa.
-Com a maior absorção de nutrientes existe um maior risco de que estes não sejam utilizados pelo organismo e que sejam armazenados sobre a forma de gordura no corpo. Por essa mesma razão é que as dietas em que o objectivo é ficar sem comer durante algum tempo para emagrecer não funcionam e até tem o efeito contrário ao desejado.
Porque é que as pessoas não tomam o pequeno almoço?
Uma das perguntas que muitos fazem quando se deparam com as consequências apresentadas acima são as razões pelas quais não tomam o pequeno almoço. Neste artigo já citei uma delas, o facto de existirem dietas em que para emagrecer não se deve comer durante algum tempo. Outra das razões é o facto de algumas pessoas não sentirem fome. Apesar de não parecer ter nenhum tipo de problema, essa falta de fome demonstra uma irregularidade nas rotinas de alimentação.
Quando não temos uma rotina de alimentação definida muitas vezes isso reflecte-se na nossa falta de apetite. Por exemplo se não jantarmos à noite provavelmente de manhã não vamos ter fome. Isto acontece precisamente porque o organismo já tem tanta necessidade de açúcar que não tem capacidade de alertar o corpo. Pode parecer confuso mas na verdade é muito simples.
O que se deve tomar ao pequeno almoço?
No pequeno almoço devem fazer parte os fazer parte os produtos lácteos (leite, iogurte ou queijo fresco), pão com manteiga, fiambre ou queijo e fruta. Deve também reduzir o consumo de cereais e bolachas já que estes possuem uma enorme quantidade de açúcar, sal e gordura.
Além de estarmos a contribuir para um melhor desempenho intelectual e físico, ao tomarmos o pequeno-almoço estamos a reduzir um terço de probabilidades de termos obesidade, problemas cardíacos ou colesterol. O pequeno almoço deverá ser a refeição mais importante, com uma maior variedade de alimentos. Caso queira emagrecer deverá tomar um bom pequeno almoço e depois ir reduzindo ao longo do dia a quantidade de alimentos que consome.